Em 2023, a Prefeitura do Recife, sob a gestão de João Campos (PSB), investiu aproximadamente R$ 1,2 milhão na agência Hermanos, especializada em mídias digitais, para campanhas publicitárias. A mesma agência é contratada pelo diretório do PSB em Pernambuco para aumentar o engajamento de João Campos nas redes sociais.
Os seguidores de Campos no Instagram aumentaram de 500 mil no final de 2023 para 2,3 milhões atualmente. Campos é candidato à reeleição.
Os dados foram coletados por Alcides Cardoso (PSDB), vereador da cidade, que analisou os dados de janeiro a novembro de 2023. Os dados de dezembro ainda não foram disponibilizados pela Prefeitura no Portal.
Segundo o compilado, a agência foi remunerada em março, abril, julho, agosto, setembro e novembro. O pagamento foi realizado pela Secretaria de Governo da Prefeitura, responsável pela publicidade.
Cardoso solicitou informações sobre os gastos da Prefeitura com o Carnaval, especificamente o valor pago a influenciadores digitais que cobriram o evento.
A agência Hermanos assessora João Campos em ações para gerar engajamento. Esse engajamento precede a gestão de Campos, tendo sido estabelecido com seu antecessor, Geraldo Júlio, também do PSB. O partido e a empresa não divulgaram detalhes do contrato.
A Prefeitura informou que a contratação é realizada por meio de licitação pública, por agências de publicidade, conforme a legislação vigente, e as informações estão disponíveis no portal da transparência.
O gabinete esclareceu que não há incompatibilidade com os serviços prestados e enfatizou que toda contratação pública para conteúdo institucional segue ritos específicos, sem que nenhuma postagem envolvendo diretamente a imagem do chefe do executivo municipal seja feita nos perfis da Prefeitura do Recife.
*Com informações do site Perfil.