Técnicos do setor alertam que o acompanhamento das despesas públicas da Prefeitura do Recife na gestão João Campos (PSB), via Portal da Transparência, começou 2024 com menos transparência: de acordo com o site de acompanhamento das despesas e receitas, a Controladoria-Geral do Município não disponibiliza mais a opção de detalhamento por empenho da aba “Consulta a Despesas” da administração municipal, impedindo o acesso à informação sobre os detalhes de cada pagamento.
A partir das pesquisas referentes à execução financeira do ano de 2024, apenas uma lista de todos os empenhos no formato “PDF” é fornecida, sendo impedido ao internauta o acesso à descrição individualizada das despesas, como acontecia até 2023.
“O acesso ao detalhamento do empenho é uma ferramenta comum nos portais de transparência de órgãos públicos Brasil afora”, contam.
Até 2023, era possível pesquisar detalhadamente despesas através de variadas combinações, como por exemplo pelo nome do credor, CNPJ e – a partir daí – o cidadão tinha acesso ao espelho do empenho, com informações como quantidade, valor unitário, descrição, data do último movimento, elemento de despesa e subelemento de despesa. (Por JC Online)