Início Notícias Consumo de gás natural no polo gesseiro do Araripe equivalerá ao que...

Consumo de gás natural no polo gesseiro do Araripe equivalerá ao que todo estado de Sergipe usa atualmente

210
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o blog

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB), anunciou durante entrevista na manhã desta segunda-feira (05), na Arari FM, que quarenta e cinco indústrias do polo gesseiro já sinalizaram que irão aderir a utilização do gás natural nos fornos.

De acordo com a parlamentar sertaneja, o que será consumido em um futuro próximo de gás natural pelas empresas de Araripina, Trindade e Ipubi, equivalerá ao consumo total do estado de Sergipe.

Ela destacou as parcerias e apoios recebidos para beneficiar a região, dominada pelo polo gesseiro, e ressaltou que o gás natural chegará líquido diretamente de Belo Jardim. A deputada acredita que essa mudança vai tornar o polo gesseiro mais sustentável, além de melhorar a qualidade e produtividade do gesso.

“Essa mudança da lenha que é usada hoje de forma rudimentar, arcaica, pré-histórica na nossa indústria calcinadora, vai ser mudada para o gás natural. Isso será um passo gigantesco para que a gente possa finalmente tornar o polo gesseiro do Araripe sustentável sobre o ponto de vista de preservação da caatinga”, disse Socorro Pimentel

A deputada Socorro Pimentel também divulgou uma novidade durante a entrevista. A governadora do estado assinou a isenção do ICMS para as empresas que utilizarem gás natural no polo do gesso, visando incentivar os empresários a aderirem a essa nova matriz energética. Ela confirmou a presença da governadora em fevereiro e para dar continuidade às ações e colocar em prática no mês de abril, incluindo a adaptação de novos fornos para o uso do gás natural.

A instalação de duas centrais de gaseificação do gás natural, em Araripina e Trindade, também trará benefícios adicionais para a região. Além de estabilizar a energia elétrica, a chegada dessas centrais trará mais comodidade e segurança, com a inauguração de uma nova subestação. A deputada Socorro Pimentel espera que até o final de 2024, início de 2025, todas as empresas do polo gesseiro estejam utilizando gás natural, preservando assim o bioma da caatinga e evitando acidentes com caminhões clandestinos.

“Esperamos que no início de 2025 todas as empresas estejam usando o gás natural e a gente preservando o nosso bioma que é tão importante, é realmente uma mudança completa de paradigmas”, afirmou Socorro.

No final, Dr. Socorro Pimentel convidou a população araripeana para receber a governadora Raquel Lyra, as 9 da manhã desta terça-feira (06), no Centro Tecnológico, Vila Santa Isabel, em Araripina. Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here