Início Notícias Ministra de Lula nega reajuste salarial a servidores: “responsabilidade fiscal”

Ministra de Lula nega reajuste salarial a servidores: “responsabilidade fiscal”

412
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quarta-feira (17) que o reajuste salarial dos servidores públicos deverá respeitar o “o novo marco fiscal”, de modo a atender o interesse do governo federal em não conceder reajuste salarial linear em 2024. Apesar da pressão de vários setores, apenas algumas categorias, como PF e PRF, conseguiram acordos para este ano.

Esther reconheceu a “desvalorização nos últimos anos”, mas disse que o governo “está recompondo isso”. “É importante entender que isso ocorre dentro dos limites do nosso arcabouço fiscal, dentro de uma responsabilidade fiscal que o presidente tem, que é muito forte”, disse a ministra em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da TV Brasil.

De acordo com a ministra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem procurado manter uma relação “bastante democrática, correta, aberta e transparente” com os servidores, dentro dos limites orçamentários, mas também respeitar o direito dos servidores de não ter perdas ao longo dos quatro anos de mandato.

Para amenizar as críticas dos servidores, Esther mencionou que o governo atendeu aos servidores do Executivo federal ao conceder, em 2023, um aumento salarial linear de 9%. O percentual foi autorizado pelo Congresso, com recursos adicionais no Orçamento. O auxílio-alimentação também aumentou em 43%, passando de R$ 458 para R$ 658 mensais.

Alguns servidores estavam sem reajustes desde 2017; outros, desde 2019.

“Concursão” do governo
Na entrevista, a ministra também mencionou que foi criada uma rede coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para garantir a lisura do Concurso Público Nacional Unificado, popularmente chamado de Enem dos Concursos. (Gazeta do Povo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here