Por JC Online
A quarta-feira (10) foi marcada pela violência na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Polícia Civil somou 11 assassinatos, incluindo um feminicídio. Além disso, também houve quatro tentativas de homicídio, uma tentativa de feminicídio e uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). Parte dos crimes ocorreu à luz do dia, o que demonstra a ousadia dos criminosos e o forte sentimento de impunidade.
Estatísticas do governo estadual, obtidas em primeira mão pelo JC, apontaram que 3.632 pessoas foram assassinadas em Pernambuco no ano de 2023. O crescimento foi de 5,98% em relação a 2022, quando 3.427 vidas foram perdidas por causa da violência.
Quando se fala em mortes violentas intencionais, como são classificadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), estão englobados os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos em intervenções policiais.
Só no último mês de dezembro, 343 pessoas foram mortas no Estado. Ao todo, 36 ocorrências a mais do que no mesmo período de 2022.
O Juntos pela Segurança tem como meta a redução de 30% no número de mortes violentas intencionais até o final de 2026, tendo como base o resultado de 2022.