Agricultores atravessam a maior crise hídrica desde quando o projeto de irrigação foi reativado, em 2020
Por Carlos Britto / Coluna da Folha
O Perímetro Irrigado do Garças em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, está em calamidade e espera por força política que chegue para que sua gente, apenas, sobreviva. Os agricultores atravessam a maior crise hídrica desde quando o projeto de irrigação foi reativado, em 2020.
Devido à falta d’água em virtude da estiagem, os agricultores locais estão perdendo roças inteiras e pedem socorro. A crise se agravou desde junho deste ano.
Na última terça-feira (5), a Câmara de Vereadores do município abriu espaço para analisar esse cenário delicado. A intenção foi cobrar esforços das lideranças políticas da região no intuito de viabilizar recursos destinados à instalação de bombas maiores para puxar a água.
Os agricultores do Garças, inclusive, lotaram a sessão da casa legislativa e solicitaram a realização de uma audiência pública sobre o tema. Essa audiência está inicialmente marcada para o próximo dia 22 de dezembro.
Antes disso, os agricultores esperam que os vereadores e o prefeito de Santa Maria, George Duarte, possam mobilizar o maior número de autoridades possível para o encontro – desde deputados e senadores a representantes de órgãos institucionais do Estado e do governo federal. Somente dessa forma eles acreditam que essa dura realidade possa ser revertida.