A partir do semestre 2024.1, o Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE)/Campus Ouricuri, no Araripe, ofertará bacharelado em Engenharia Civil. O curso terá 35 vagas anuais e será realizado no turno diurno, com a duração mínima de 5 anos. Para concorrer a uma vaga na primeira turma, é imprescindível prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. A seleção dos discentes do curso de Engenharia Civil será realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o IFSertãoPE, a implantação do curso seguiu todos os passos necessários, entre eles o estudo de viabilidade técnica, a discussão em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município, a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso no Conselho de Campus, no Colégio de Dirigentes e no Conselho Superior do Instituto e o cadastro no sistema e-MEC do Ministério da Educação.
O professor do Campus Ouricuri do IFSertãoPE, Thiago Luiz, que exercerá a função de coordenador do curso, falou sobre a importância da novidade para o Sertão do Araripe. “A chegada do curso de Engenharia Civil é um grande avanço na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade na nossa região. Assim, não só estamos expandindo o acesso ao ensino superior em Ouricuri e no Sertão do Araripe, mas também atendendo a uma demanda real de profissionais capacitados. Essa iniciativa fortalece o nosso desenvolvimento e possibilita inovações e soluções que vão impulsionar o crescimento econômico e social local. A Engenharia Civil é alicerce sólido para o progresso, e a sua presença no Sertão do Araripe é um passo fundamental na construção de um futuro mais próspero“, disse o docente.