Nessa terça (19), a deputada estadual Socorro Pimentel esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, para uma audiência pública, no âmbito da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, para debater os impactos advindos da importação massiva de gipsita, sobretudo da Espanha, que vem afetando diretamente o mercado nacional, em especial o Polo Gesseiro do Araripe. O encontro, proposto pelo deputado federal Augusto Coutinho, contou também com a presença de diversos empresários do setor, além de representantes do O Sindicato da Indústria de Gesso de Pernambuco (Sindusgesso).
“Dentre os encaminhamentos, tratamos da possibilidade de um aumento da alíquota da importação da gipsita, a fim de criar uma barreira alfandegária, protegendo, assim, as nossas indústrias. Debatemos ainda temas como o alto custo do frete para o escoamento da produção, que interfere diretamente no valor final do produto; e o uso do gás natural como fonte de energia, tornando as indústrias da região mais desenvolvidas e sustentáveis”, disse Socorro Pimentel.
A participação da deputada Socorro Pimentel, única representante da região do Araripe na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi destaque na audiência. Em sua fala, a parlamentar fez uma ampla defesa dos interesses das indústrias do gesso, além de demonstrar grande conhecimento acerca dos gargalos que têm gerado dificuldade ao setor. “É fundamental que possamos nos unir à Bancada Federal e buscar soluções que fortaleçam as nossas indústrias. O meu mandato estará sempre à disposição”, finalizou Socorro Pimentel.