“Tudo começou quando Dom Campelo em suas visitas pastorais, percebeu que em Araripina, as mulheres não tinham onde ter seus filhos”, explicou Irmã Fátima.
Por Roberto Gonçalves / Fotos: Iran Rodrigues e Fredson Paiva
O Hospital Filantrópico Santa Maria de Araripina completa 50 anos de fundação. Em comemoração à data, será realizado neste sábado (10), às 19:30 h no Centro Tecnológico do Araripe – CTA, o plano de ações para a campanha que irá celebrar esse marco histórico pelo compromisso, dasafios e perseverança para o engrandecimento do hospital.
Nesta sexta-feira (09), a assistente social euma das diretoras do Instituto Social das Medianeiras da Paz, que adiministra o HSM, irmã Fátima Alencar, esteve participando de uma entrevista no programa Araripina Urgente, na rádio Arari FM, e explicou como tudo teve início.
“Tudo começou quando Dom Campelo que foi o 4ºBispo da Diocese de Petrolina, e ele tinha uma ação voltada tanto para a evengelização, quanto para a situação social do povo. Então, ele em suas visitas pastorais, percebeu que em Araripinaas mulheres não tinham onde ter seus filhos, e em 1959, em uma casa cedida pelos Vicentinhos, que ficava ao lado do então hoje Centro Paroquial, Dom Campelo Fundou a Maternidade”, explicou Irmã Fátima.
Segundo Irmã Fátima, o hospital atende hoje cerca de 96% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e mesmo com muitas dificuldades, recebeu a alguns meses, 6 leitos para tratamento de doenças psiquiátricas, onde o paciente recebe um tratamento humanitário em contato com outros pacientes, sua família, assistentes sociais e psicólogos.
Além disso, em um pequeno espaço de tempo, o HSM estará ganhando também, uma importante obra para o Araripe. Com recursos do governo do estado orçado em mais de R$ 800 mil, o Centro de Hemodiálise foi construído no HSMde Araripina na administração do prefeito Alexandre Arraes, pedido na época feito ao ex-governador Eduardo Campos. Aestrutura física e todos os equipamentos estão prontos no Hospital e, profissionais já foramtreinados na cidade de Barbalha-CE. Aprevisão é que no início de 2017 a unidade entre em operação.Também em 2017, está prevista ainda, a contrução de 10 leitos de UTIs, que de acordo com a Irmã Fátima, foi um esforço tanto da deputada estadual Socorro Pimentel, quanto do deputado Federal Gonzaga Patriota, através de emendas parlamentares.
Quem também participou da entrevista, foi o poeta e professor Sebastião Dias, que declamou uma poesia em homenagem ao hospital Santa Maria, e que deixou todos que estavam no estúdio, bastante emocionados.