É o que revela a editora de tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, ao comentar estudo que trata da mudança dos fenômenos El Nino para o El Nina.
Canal Rural / Foto: reprodução
As chuvas vão começar a retornar ao Nordeste brasileiro a partir deste mês de dezembro. É o que revela a editora de tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, ao comentar estudo que trata da mudança dos fenômenos El Nino para o El Nina.
O El Nino, um dos mais fortes da história recente na região, foi o responsável por cinco anos de estiagem, com rios secos, rebanhos dizimados e produtores endividados e sem produção.
A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Com o La Niña em curso, o quadro vai começar a ser outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. Em algumas localidades isso já estaria acontecendo.
Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades.