O objetivo é promover a descentralização dos serviços de saúde no Estado
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) avança rumo à descentralização dos serviços de saúde no Estado. No último mês, a SES-PE credenciou empresas para realização de serviços de imagem. Ao todo, serão 837 exames mensais que contemplarão a população do município de Ouricuri e da região, a partir de agosto.
Os prestadores contratualizados ficarão responsáveis, todo mês, pela execução de 550 tomografias computadorizadas, 130 Densitometrias Ósseas e 157 Ressonâncias Magnéticas. O acesso dos pacientes vai se dar pelo sistema informatizado da Regulação Ambulatorial, CMCE (Central de Marcação de Consultas e Exames). Com esse investimento, as pessoas passam a contar com uma assistência mais célere e resolutiva, próximas às suas residências, reduzindo gradativamente a necessidade de deslocamento para a capital em busca do acesso a exames e tratamentos mais complexos.
A população do Sertão do Araripe encontra suporte do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. O serviço de média complexidade é referência em atendimento de urgência e emergência para a região. Na unidade são disponibilizadas assistências em cardiologia, cirurgia geral, neurologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia e nefrologia.
Para a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, esse é um passo importante e significativo que contribui para o fortalecimento do atendimento da saúde do interior. “Descentralizar e regionalizar esses serviços são estratégias fundamentais do SUS para favorecer o princípio do acesso à saúde à população. O paciente receberá uma assistência mais eficaz, que, possivelmente, evitará o deslocamento da cidade de origem à capital”, ressaltou.