Início Notícias Secretaria de Saúde de Pernambuco oferece mais de 800 exames de imagens...

Secretaria de Saúde de Pernambuco oferece mais de 800 exames de imagens no Sertão do Araripe

451
Foto: CT scanner in hospital room

O objetivo é promover a descentralização dos serviços de saúde no Estado

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) avança rumo à descentralização dos serviços de saúde no Estado. No último mês, a SES-PE credenciou empresas para realização de serviços de imagem. Ao todo, serão 837 exames mensais que contemplarão a população do município de Ouricuri e da região, a partir de agosto.

Os prestadores contratualizados ficarão responsáveis, todo mês, pela execução de 550 tomografias computadorizadas, 130 Densitometrias Ósseas e 157 Ressonâncias Magnéticas. O acesso dos pacientes vai se dar pelo sistema informatizado da Regulação Ambulatorial, CMCE (Central de Marcação de Consultas e Exames).  Com esse investimento, as pessoas passam a contar com uma assistência mais célere e resolutiva, próximas às suas residências, reduzindo gradativamente a necessidade de deslocamento para a capital em busca do acesso a exames e tratamentos mais complexos.

A população do Sertão do Araripe encontra suporte do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. O serviço de média complexidade é referência em atendimento de urgência e emergência para a região. Na unidade são disponibilizadas assistências em cardiologia, cirurgia geral, neurologia, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia e nefrologia.

Para a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, esse é um passo importante e significativo que contribui para o fortalecimento do atendimento da saúde do interior. “Descentralizar e regionalizar esses serviços são estratégias fundamentais do SUS para favorecer o princípio do acesso à saúde à população. O paciente receberá uma assistência mais eficaz, que, possivelmente, evitará o deslocamento da cidade de origem à capital”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here