O Pernambuco Agroecológico prevê a implantação de ações de fortalecimento e ampliação da produção agroecológica e orgânica da agricultura familiar
A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) realizou, nesta sexta-feira (28), a reunião de encerramento da missão do Banco Mundial, que veio ao Estado tratar de detalhes do projeto Pernambuco Agroecológico. A visita, que durou uma semana, também contou com a participação direta das secretarias de Desenvolvimento Rural, Projetos Estratégicos, Pro Rural e IPA.
O projeto Pernambuco Agroecológico tem como objetivos a implantação de ações de fortalecimento e ampliação da produção agroecológica e orgânica da agricultura familiar e o fortalecimento da gestão ambiental do estado. A iniciativa prevê um financiamento de 50 milhões de dólares, com uma contrapartida de 12,5 milhões do Governo de Pernambuco.
“Só temos a agradecer por começarmos o Governo avançando tanto com esse projeto. Com essa iniciativa e o acompanhamento do Banco Mundial e toda a sua equipe técnica, não há dúvida alguma que vamos conseguir começar a executar o Pernambuco Agroecológico de uma forma muito rápida”, destacou o secretário Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques.
Durante o encontro, o coordenador da missão por parte do Banco Mundial, Leonardo Bichara Rocha, e outros representantes da instituição puderam acompanhar e contribuir para a definição das diretrizes do projeto. Foram realizadas apresentações de propostas das equipes do Banco e das secretarias do Governo.
“Estamos felizes pela forma como fomos recebidos esta semana no estado de Pernambuco. Todos da equipe têm registrado que tiveram suas expectativas superadas, pois encontramos um estado muito engajado e com um comprometimento institucional muito forte das secretarias do Governo dentro do debate. Para nós foi uma missão muito bem sucedida”, ressaltou Leonardo Bichara.
No encerramento da Missão, os participantes da reunião revisaram os encaminhamentos necessários para continuidade do desenvolvimento do projeto. Também ficaram estabelecidos os próximos passos a serem dados até o início efetivo da execução do Pernambuco Agroecológico.