Início Notícias Seis órgãos estaduais e prefeituras de quatro cidades pernambucanas criam soluções inovadoras...

Seis órgãos estaduais e prefeituras de quatro cidades pernambucanas criam soluções inovadoras para resolver desafios do setor público

332
Foto: divulgação

Oito soluções inovadoras que buscam resolver desafios do setor público pernambucano foram apresentadas nesta terça-feira (11), durante o encerramento da Jornada de Inovação Governo e Academia de Pernambuco (Jiga/PE), iniciativa que une Governo e Academia na construção de propostas que resolvam problemáticas específicas do setor público. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), órgão que coordena a Jornada, através da Usina Pernambucana de Inovação.

As propostas foram criadas por seis órgãos estaduais – Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), nos Campus Mata Sul e Salgueiro – e servidores públicos municipais da saúde de Pesqueira, Serra Talhada, Sertânia e Jaboatão dos Guararapes.

As apresentações foram divididas em três jornadas: Inteligência Artificial, Automatização de Processos e Tecnologias Digitais para melhoria da adesão à vacinação. Entre os temas, os presentes puderam conhecer os produtos mínimos viáveis que buscaram resolver o gerenciamento do alto volume de casos e a complexidade legal dos precatórios, automatizar a análise de tipologias de lavagem de dinheiro, estimar a ocorrência de chuvas susceptíveis a deslizamentos de terra e inundações devido aos eventos climáticos extremos, automatizar os processos de fluxo de informações hidrometeorológicas, de solicitação de declaração interna e de matrícula na UPE, e melhorar a adesão à vacinação.

A construção e desenvolvimento das soluções duraram oito meses, onde metade desse período contou com uma formação e a outra parte com o desenvolvimento do produto no ambiente do órgão. “Nossa expectativa é que essa seja não um encerramento, mas uma etapa onde a gente possa ampliar e trazer não só a gestão da Ciência e Tecnologia para a borda, mas poder interiorizar as ações em municípios do Estado”, destacou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keny Bonatti.

A gerente de Estratégias para Inovação, da Secti/PE, Katarina Santiago, ressaltou a importância da união entre a universidade e o serviço público de uma maneira mais eficiente e efetiva. “É essa conexão que rege a Jiga, um momento que representa uma grande imersão indo e vindo, governo e academia, academia e governo”, afirmou a gestora que completou dizendo que “a expectativa é que a 3º edição da Jiga aconteça ainda este ano”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here