Em Araripina (PE), no Sertão do Araripe, um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após oferecer dinheiro para se livrar de não ser autuado, após ser flagrado conduzindo uma motocicleta sob efeito de álcool. O flagrante foi feito durante fiscalização na BR-316, na última sexta-feira (8), mas o caso só foi divulgado hoje (10).
De acordo com a PRF, o homem conduzia a moto e foi abordado após ser flagrado em zigue-zagues na BR. A suspeita de que ele estaria embriagado foi confirmada com a realização do teste com o etilômetro (“bafômetro”). O equipamento acusou uma contração de 1,73 mg/l de álcool, o que é muito superior ao que é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a legislação, comete crime de trânsito quem apresentar concentração de álcool superior a 0,33mg/l.
O flagrante da alcoolemia já seria suficiente para encaminhar o motorista até a delegacia. Porém, a situação ficou ainda pior quando ele, na tentativa de não ser autuado e detido, ofereceu dinheiro aos policiais. A proposta era R$ 500 para cada componente da equipe. Oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou benefício, é crime de corrupção ativa, conforme o Código Penal.
O motorista recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil. Este caso faz parte da estatística de combate à alcoolemia, deflagrado pela PRF em Pernambuco. Somente neste final de semana, de 7 a 9 de julho, os policiais autuaram 20 motoristas pela combinação de álcool e direção e 860 testes com o etilômetro foram realizados. As informações são do Blog do Carlos Britto.