O cálculo e realizado desde 2018, e é utilizado como parâmetro para a concessão de empréstimos com aval da União
O município de Araripina, no Sertão do Araripe Pernambucano, alcançou classificação “A” na Capag (Capacidade de Pagamento). O índice, aferido pelo Tesouro Nacional, verifica a situação fiscal do município segundo três indicadores: grau de solvência, relação entre receita e despesa e situação do caixa.
O prefeito Raimundo Pimentel, celebrou a conquista durante uma entrevista ao jornalista Roberto Gonçalves, na rádio Arari FM. “São intens do ponto de vista financeiro e econômico que foram avaliados, e ontem, nós recebemos a notícia, inclusive, já está publicado no site da Secretaria do Tesouro Nacional. Araripina tem dois intens A, e um item B, ou seja, permite que a gente tenha acesso a linhas de créditos em instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID”, comemorou
Ainda segundo o gestor, isso demonstra o esforço da administração em enfrentar os problemas de gestão e equilibrar as contas. “Sem equilíbrio fiscal a prefeitura não consegue investir, e, com isso, quem perde é a população, que deixa de receber serviços públicos de qualidade”, ressaltou. A classificação, quanto a capacidade de pagamento, é realizada nos municípios e estados, e vai da letra “A” até a “D”, que indica alto risco de inadimplência.
Na mesma entrevista, o prefeito Raimundo Pimentel ainda falou sobre a construção de novas escolas no município, entrega de ônibus escolares, São João, e a conclusão bem-sucedida de um importante projeto de balizamento noturno no Aeroporto Comandante Mairson Rodrigues Bezerra, que possibilitará a realização de operações de pousos e decolagens durante a noite. Ouça ou assista a entrevista na íntegra: