A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo — PI, sob a liderança do prefeito Adeilson Antão, juntamente com as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou nesta quinta-feira, 19 de maio, o encerramento da campanha “Maio Laranja”.
O evento, aconteceu no auditório Francisco Das Chagas Alencar, reuniu diversas autoridades do município, como a primeira-dama Ester Damares, o vice-prefeito Odair Lopes, vereadores, secretários, alunos, jovens do NUCA e membros da sociedade civil.
O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes, destacando a importância de todos os segmentos da sociedade na prevenção e no combate a esses crimes. Ao longo do mês, a Prefeitura de Francisco Macedo realizou uma série de atividades educativas, palestras e ações sociais visando a sensibilização e o engajamento da população.
A abertura do evento foi marcada pelas palavras acolhedoras de Sarah Leal, que deu as boas-vindas a todos os presentes. E abriu espaço para os jovens, Sara e Saulo que emocionaram a plateia com uma apresentação musical especialmente preparada para conscientizar sobre a importância da proteção infantil.
Edvaldo Manoel, representante do Conselho Tutelar, compartilhou dados importantes sobre o abuso sexual infantil no Brasil. Ele ressaltou que o país ocupa a segunda posição no ranking global de casos de exploração, sendo que a 93% desses crimes não chega ao sistema judicial. A informação trouxe à tona a necessidade urgente de intensificar os esforços para enfrentar esse grave problema social.
Os alunos da escola Joaquim Antão encantaram o público com uma bela coreografia, demonstrando a importância da expressão artística como meio de conscientização. Em seguida, estudantes municipais realizaram uma emocionante apresentação teatral intitulada “Abuso Sexual”, que retratou situações reais e impactantes, destacando os efeitos nocivos que esses crimes têm sobre as vítimas.
O ponto alto do evento foi a palestra proferida pelo renomado Palestrante Filêmon Alencar, que abordou de forma clara e contundente o tema do abuso infantil. Suas palavras trouxeram consciência e encorajamento para a luta contra esse tipo de violência, ressaltando a importância da denúncia e do apoio às vítimas. “O abuso contra crianças e adolescentes é uma realidade alarmante que precisa ser enfrentada com determinação e empatia. É fundamental, que estejamos unidos em nossa responsabilidade de proteger e garantir os direitos desses indivíduos vulneráveis.” frisou.
A primeira – dama e secretária de assistência social, Ester Damares, falou sobre a campanha. “Essa campanha foi uma oportunidade de conscientização e mobilização para combater o abuso infantil em nossa cidade. O engajamento e participação de cada um de vocês foram fundamentais para o sucesso dessa iniciativa. Continuemos unidos, fortalecendo essa causa e garantindo a proteção dos direitos e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos construir um futuro mais seguro e acolhedor para todos.” Disse. (Fonte: InfoNewss)