Morreu na madrugada desta terça-feira (09), no Hospital Santa Maria, de Araripina, o pioneiro do rádio no Sertão do Araripe, Josafá Reis, aos 83 anos. Ele estava se recuperando de uma cirurgia realizada recentemente e teve complicações nos pulmões.
Josafá nasceu em 09 de junho de 1939. Iniciou como radialista na Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina em Junho de 1982, sendo também pioneira na região. A emissora pertencia ao grupo Coelho de Petrolina.
O veterano contribuiu para o desenvolvimento do município com o advento do meio de comunicação através de uma emissora que traduzia e anunciava as boas novas para o povo sertanejo.
Deu vida e voz aos programas Brasil Sertanejo, Chora Coração e Forró de Pé de Serra, recebendo mais de 1000 cartas por mês. O Filho do Brega, Toca Tudo do Povão e Os Aniversariantes do Dia complementavam a grade de programação da rádio.
O velório acontece à partir das 9 horas da manhã desta terça (09) na casa de velório Afagu. O sepultamento será as 17horas no Cemitério do Iracema, no bairro Alto da Boa Vista.
Na quarta-feira 26 de abril, dois dias antes da cirurgia, eu estive visitando Josafá na sua residência, e chegamos a gravar um vídeo juntos. Assista: