Na manhã desta quinta-feira 20/04, foi deflagrada na área abrangida pela 24ª DESEC a Operação Escola Segura, com o intuito de prevenir possíveis atentados nas escolas públicas e particulares da AIS 24. Sob a coordenação da Delegada Seccional Dra. Katyanna Muniz e com o apoio dos delegados de polícia Dr. Bruno Paixão, Dr. Jadson Batista, Dr. Waldo Saraiva, Dr. Cleideni Morais, Dr. Robson Américo, Dr. Lamartine Filho e Dr. José Mota e suas respectivas equipes policiais, foram realizadas políticas preventivas nos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Exu, Moreilândia, Santa Cruz e Bodocó.
A Polícia Civil compareceu em diversas escolas, orientando os procedimentos a serem seguidos em caso de suspeitas de quaisquer práticas delitivas que afetem o bom andamento das atividades escolares, bem como palestras educativas sobre fake news, bullying entre outros assuntos relevantes. A referida ação preventiva também buscou uma interação maior entre a polícia e a sociedade, demonstrando a prontidão da instituição no atendimento de uma causa tão urgente e que compromete um público ainda em fase de desenvolvimento. Essa foi mais uma ação da 24ª DESEC/ARARIPINA-PE no combate a crimes praticados nos ambientes escolares.
Diante das ameaças que circulam nas redes sociais acerca de possíveis ataques às escolas, foi intensificado o lançamento de efetivo policial a pé e motorizado nas Unidades de Ensino, incluindo instituições públicas e privadas em todo o Estado, tendo nos municípios de Araripina, Trindade e Ipubi, a 9ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco) sido responsável pelo efetivo policial empregado na região.
A Operação tem como objetivo, prevenir e coibir qualquer tipo de ação que ponha em risco a segurança da comunidade escolar, proporcionando desta forma, sensação de tranquilidade necessária ao bom convívio social e harmônico, preservando desta forma a Ordem Pública nas imediações e interior das Unidades Educacionais.