Regularidade dos dados aponta que o prefeito está mais próximo da reeleição no Recife
JC Online / Foto: reprodução
O favoritismo do prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) verificado na maior parte das pesquisas produzidas pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já na eleição 2016 voltou a se repetir no levantamento deste fim de semana. Na última pesquisa feita neste segundo turno, o socialista aparece com 58,4% dos votos válidos contra 41,6% de João Paulo (PT).
Os votos válidos são gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada e desconsiderando-se os votos brancos, nulos e indecisos. O nível de confiança da pesquisa IPMN/JC é de 95% e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
No total, foram divulgadas nove pesquisas coordenadas pelo IPMN desde o final de agosto. Na primeira, João Paulo apareceu numericamente à frente de Geraldo Julio, mas os dois candidatos estavam tecnicamente empatados. Da segunda pesquisa em diante, o prefeito sempre esteve na dianteira. Essa estabilidade é um dos fatores que atestam que o gestor municipal está perto de ser reconduzido ao posto para mais quatro anos de mandato de acordo com Adriano Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).