Por Carlos Britto
A 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf é uma das noivas mais cobiçadas pelos nordestinos no novo governo do presidente Lula (PT).
É quase unanimidade que essa indicação deve ficar a cargo do deputado federal Sílvio Costa Filho, do Republicanos – partido que o Planalto tenta atrair para sua base de apoio no Congresso.
O titular da superintendência hoje é o engenheiro Aurivalter Cordeiro da Silva, o qual foi indicado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Mas ninguém pense que os Coelhos levaram um by passe nisso. Deputado federal mais votado do Sertão, Fernando Filho (UB) e o seu grupo devem indicar gente na diretoria da companhia, em um acordo partidário.
Especula-se em Brasília que o vereador licenciado de Condado e ex-secretário executivo do Desenvolvimento Urbano, Samuel Andrade, será o nome de Silvinho no comando da poderosa Codevasf, que fica sediada em Petrolina.
Até agora o novo governo promoveu apenas uma troca nas superintendências. Em Teresina, Piauí, Inaldo Guerra, que era aliado do ex-deputado Ciro Nogueira foi afastado e quem assumiu foi José Ocelo Rocha Júnior, mesmo que de forma provisória.
Hilton Rogério Cardoso deve ser mantido na vaga de superintendente da Codevasf em Macapá para afagar o ex-presidente do senado, senador Davi Alcolumbre (UB).
Nomes lembrados anteriormente como Danilo Cabral (PSB), Odacy Amorim (PT) e até Marília Arraes (SD), não aparecem mais nas bolsas de apostas para assumir a Codevasf.