No programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, desta sexta-feira (17) o comentarista político, Daniel Torres, falou do alerta do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE sobre estelionatários que estão usando o nome da entidade e advogados, para contactar com as pessoas que tem ações na Justiça sobre precatórios. O golpe consiste em tentando ludibriá-las.
“Estelionatários estão usando o nome de Tribunais de Justiça, advogados, funcionários de Procuradorias para enganar quem tem direito a receber alguma quantia em dinheiro. O golpe dos precatórios é do tipo conhecido como engenharia social, pois depende da “anuência” da vítima para funcionar”, disse.
Outro assunto abordado foi sobre o número do CPF se torna obrigatório em 13 documentos. De acordo com a lei a medida favorece os cidadãos e possibilita mais segurança dos portadores dos documentos.
“O objetivo é determinar um único número ao cidadão para que possa ter acesso a seus prontuários no SUS, aos sistemas de assistência e Previdência Social, tais como o Bolsa Família, o BPC [Benefício de Prestação Continuada] e os registros no INSS. Também às informações fiscais e tributárias e ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto. A numeração do CPF será protagonista, e os indivíduos não mais terão que se recordar ou valer-se de diferentes números para que os diversos órgãos públicos, bases de dados e cadastros os identifiquem”, explicou. Ouça na íntegra: