O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (14.fev.2023) que seu governo resolverá a questão do pagamento do piso nacional da enfermagem. Ele afirmou que falta só “harmonizar” as regras estabelecidas no ano passado com “a questão das pequenas cidades e Santas Casas”.
“Companheiros da enfermagem, vamos resolver o problema de vocês. Estamos apenas tentando harmonizar o teto (sic) do salário das enfermeiras com a questão das pequenas cidades e as Santas Casas. Terei o maior prazer de convidar as enfermeiras e dizer ‘está resolvido o problema de vocês, o governo vai selar o piso da categoria’”, disse. O presidente se confundiu ao mencionar a palavra teto, já que o que está em discussão é o valor mínimo a ser pago para a categoria.
Lula, no entanto, não explicou quando e como a solução deverá ser anunciada. Ele deu a declaração durante discurso no evento de recriação do Minha Casa Minha Vida, realizado em Santo Amaro (BA). O presidente assinou medida provisória para retomar o programa habitacional.
Nesta 3ª feira pela manhã, sindicatos de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem fizeram manifestações em diferentes cidades do país para cobrar o cumprimento da legislação aprovada. (Fonte: Poder 360)