O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu nesta segunda-feira (13) o apoio do ex-ministro José Dirceu. Lula discursou durante o evento de aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores realizado em Brasília. Dirceu circulou antes do início do evento e conversou com parlamentares do partido como o senador Humberto Costa.
Ele sentou na fileira de cadeiras mais ao fundo do palco. O ex-ministro não costuma aparecer em grandes eventos do partido desde que foi condenado no julgamento do mensalão, em 2013.
“Eu quero agradecer a cada um de vocês, mulheres e homens. Companheiro Zé Dirceu, [quero] agradecer a você, porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei”, disse Lula se virando para a direção onde Dirceu estava no palco. Depois de discursar, o ex-ministro e o presidente se cumprimentaram. Dirceu chegou a acompanhar a a posse de Lula em Brasília, mas junto com a militância.
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão monocrática do desembargador convocado Leopoldo de Arruda Raposo e manteve a condenação do ex-ministro José Dirceu e de outros réus no âmbito da Operação Lava Jato, em processo que apurou condutas ilícitas de empresas privadas – entre elas, a Engevix Engenharia –, agentes políticos, funcionários públicos e integrantes da Petrobras.
Dirceu havia sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à pena de 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.