A China anunciou neste domingo, 25, que vai parar de publicar seus polêmicos dados sobre a Covid-19, muito criticadas pela defasagem a respeito da atual onda da epidemia que afeta o país. A Comissão Nacional de Saúde da China, que tem status de ministério, não publicará mais os números diários de casos e mortes pela doença como acontecia desde o início de 2020.
A instituição não divulgou nenhuma explicação para a medida, mas os dados já não refletiam a onda de contágios sem precedentes que afeta a China desde 7 de dezembro, data em que o governo flexibilizou as severas medidas de saúde da política de “covid zero”. Antes, os exames PCR, que eram quase obrigatórios, permitiam monitorar com segurança a tendência da epidemia.
Atualmente, as pessoas infectadas fazem testes em casa e normalmente não comunicam os resultados às autoridades, o que impossibilita a compilação de números confiáveis. “A partir de hoje, não publicaremos mais os dados diários sobre a epidemia”, afirmou a Comissão Nacional de Saúde.