O vereador de Petrolina, Zenildo do Alto do Cocar (MDB) aumentou o tom, em relação ao não funcionamento de um aparelho novo de hemodinâmica, que nunca foi utilizado pelo Hospital Universitário (de Petrolina e que atende 53 municípios próximos em 3 estados. De acordo com o parlamentar, o equipamento custou mais de R$ 6 milhões e está parado há mais de seis anos.
“O aparelho já se encontra no espaço e poderia estar salvando vidas. Esse equipamento faz procedimento de cardiologia, vascular e neurologia. Já conversei com o diretor do hospital que disse que não funcionou ainda por falta de energia. Enquanto isso, o povo está morrendo, vidas da nossa cidade e pessoas das cidades circunvizinhas, que precisam do exame, estão morrendo”, protestou.
O denunciante informa que, existem profissionais capacitados para atuarem nos exames de cateterismo e angioplastia que foram aprovados em concursos, e não estão atuando na área que deveriam. “Os médicos passaram no concurso, as enfermeiras, que fazem parte da equipe para auxiliar os médicos, passaram no concurso, estão locados em outros espaços porque não está funcionando o aparelho, isto é inadmissível”, pontuou.
“Vou ter que ir na casa do próximo reitor do HU, que for assumir a próxima gestão, para poder botar para funcionar esse aparelho e salvar a vida do povo”. Zenildo já tinha dito em sessões anteriores que iria acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mas virou assunto para 2023, já que os vereadores entraram em recesso parlamentar ontem (15). As informações são do Blog do Carlos Britto.