Polícia Federal faz a 34ª fase da Operação, batizada de Arquivo X, em cinco estados e no DF. Agentes cumprem 49 ordens judiciais.
Agência O Globo / Foto: Reprodução
SÃO PAULO — Policiais federais estão nas ruas desde a madrugada desta quinta-feira para cumprir mandados da 34ª fase da Operação Lava Jato. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso, segundo a TV Globo. Policiais foram até sua casa em São Paulo, mas ele estava no hospital acompanhando uma cirurgia da mulher. Mandados são cumpridos também em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal.
Batizada de Arquivo X, as equipes policiais estão cumprindo 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão temporária e 8 mandados de condução coercitiva.
O advogado de Mantega, José Roberto Batochio, disse ao GLOBO que policiais foram à casa do ex-ministro hoje cedo, em São Paulo. Mantega, no entanto, estava no Hospital Albert Einstein acompanhando uma cirurgia da mulher. O advogado disse que não tem mais detalhes da operação.
Segundo a TV Globo, Mantega é alvo de prisão temporária. Os detalhes da operação serão conhecidos em entrevista coletiva da Força-´Tarefa às 10h desta terça-feira, em Curitiba.
Mantega já havia sido levado para depor, em maio, em outra operação, a Zelotes.