A Polícia Civil deflagrou a operação Advena, com o intuito de reprimir uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, roubos e homicídios. São investigadas pessoas jurídicas, policiais civis, militares e um ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, oito mandados de busca e apreensão domiciliar, de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros foram cumpridos. Apesar de vários indícios, não foram cumpridos mandados de prisão, no entanto, duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma e outra por estar com cigarros eletrônicos. De acordo com o delegado, o ex-parlamentar ao perceber a chegada dos policiais tentou extraviar documentos utilizando um vaso sanitário.
Além do político, são investigados um perito papiloscopista da Polícia Civil, policiais militares da ativa e ex-PM, que segundo o delegado Ivaldo Pereira, tinham papel de liderança.
Dentro da ação, foram bloqueados R$64 milhões, além da apreensão de armas, carros, documentos, computadores e celulares. Outra área de atuação dos criminosos era o golpe em seguradoras, como explica o delegado Ivaldo Pereira.
Em relação aos homicídios, os investigadores suspeitam que os criminosos tenham realizado assassinatos. Os policiais receberam informações que dois dos investigados estão desaparecidos, e que supostamente teriam sido executados por integrantes do próprio grupo criminoso.