A Compesa informa que respondeu ao Ministério Público em 18 de novembro e explicou no documento que há um processo licitatório em andamento para a contratação da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Cabrobó, que aumentará a capacidade de tratamento de 70 l/s para 120 l/s. Essa obra permitirá atender toda a demanda da população pelos próximos 25 anos.
Em relação ao abastecimento atual, a Companhia esclarece que, entre os dias 5 e 11 de novembro, houve uma redução na vazão da chegada de água na Estação de Tratamento de Cabrobó ocasionada pelo período de chuvas que provocou uma elevação na turbidez da água captada no Rio São Francisco, consequentemente impactando no fornecimento de água.
Para realizar os serviços de manutenção necessários, houve a necessidade de ajustes no calendário de alguns bairros da cidade. Os serviços foram concluídos em 14 de novembro, quando o abastecimento foi normalizado conforme calendário padrão, com exceção dos bairros Alto da Temperatura e Santa Rita que permanecem com 24 horas com água por 24 horas sem.
Sobre o fornecimento de carros-pipa, não existe demanda formalizada da população nos canais de atendimento da Companhia, porém havendo necessidade os clientes podem solicitar através do atendimento virtual (0800 081 0195) ou na loja de atendimento local.