Início Notícias Lula manda PT apoiar reeleição de Lira, líder do Centrão

Lula manda PT apoiar reeleição de Lira, líder do Centrão

343
Foto: reprodução

Está previsto para a tarde de hoje, em Brasília, o anúncio da primeira decisão política do futuro governo: o PT de Lula, o PSB do vice Geraldo Alckmin e quatro partidos aliados (PV, PCdoB, Psol e Rede) apoiam a reeleição do deputado Arthur Lira na presidência da Câmara.

Havia uma expectativa de adesão de Lira, mas aconteceu o contrário: Lula mandou sua base aderir ao deputado do Progressistas de Alagoas, comandante do Centrão, o agrupamento partidário que até à eleição funcionou como esteio parlamentar do adversário Jair Bolsonaro.

O deputado pretende se manter na presidência da Câmara até fevereiro de 2025. É caso exemplar de que, na política, a ocasião faz o aliado. Para o novo governo, apoiar a reeleição Lira representa a perspectiva de alguma estabilidade nas relações com a Câmara, onde o presidente tem o poder de definir a pauta de votações e, também, de vetar pedidos de impeachment — Bolsonaro teve centena e meia mantidos na gaveta. “O interesse é na governabilidade”, justificou o deputado José Guimarães, reeleito para o quinto mandato pelo PT do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here