O médico oncologista Fernando Bezerra, conversou sobre o assunto nesta segunda-feira (28), com o jornalista Roberto Gonçalves, na Arari FM
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, os números confirmam a tendência mundial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma pessoa morre a cada 90 segundos em decorrência de doenças cardiovasculares, totalizando o alarmante número de 1000 falecimentos diários.
Para quem tem doenças cardiovasculares ou possui alto risco cardiovascular, o diagnóstico e tratamento precoce são fatores fundamentais quando o assunto é salvar vidas. Nesse sentido, o Hospital e Maternidade Santa Maria, de Araripina, adquiriu um equipamento para a identificação e o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares, com o Serviço de Hemodinâmica.
Trata-se de um equipamento de alta tecnologia que, por meio de uma punção em uma das artérias do corpo, realiza o diagnóstico e também o tratamento de dezenas de doenças, tanto cardíacas quanto vasculares e neurológicas, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa profunda, cardiopatia congênita, aneurisma, entre outras.
Vantagens
Segundo o médico oncologista Fernando Bezerra, que conversou sobre o assunto com o jornalista Roberto Gonçalves, na Arari FM, com a Hemodinâmica é possível realizar diversos exames e tratamentos de forma pouco invasiva, reduzindo, especialmente, o tempo de internação e de recuperação do paciente, impactando na queda dos índices de mortalidade. Assista a entrevista na íntegra: