Início Notícias Raquel Lyra externa preocupação com ações “de última hora” que estão sendo...

Raquel Lyra externa preocupação com ações “de última hora” que estão sendo tomadas por Paulo Câmara

315
Foto: reprodução

A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) tem externado a preocupação sobre as recentes decisões que têm sido tomadas pelo governo de Paulo Câmara (PSB), vista por ela como “ações que estão sendo tomadas de última hora de maneira açodada”, a pouco menos de 40 dias para o fim da gestão.

Raquel Lyra, que foi a autora da Lei Complementar Nº 260/1014 – que garante a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal nas transições de governo no âmbito do Estado -, afirmou que o foco da sua equipe é a continuidade de serviços públicos essenciais .

“Tenho olhado a transição com bastante preocupação. Tenho visto muitos atos administrativos sendo praticados de última hora pelo governo que está saindo agora, do governador Paulo Câmara”, disse a governadora eleita, em entrevista à Globonews, na terça-feira (22).

“Fazendo transações judiciais, extrajudiciais, chamando muitos servidores públicos para ingressar agora no serviço público. Eu sou servidora pública de carreira desde os 20 anos, sou a favor do servidor público, mas fazer isso em final de mandato é sempre bem preocupante”, completou.

A equipe de transição do governo, coordenada pela vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania), vai apresentar nesta sexta-feira (25), conforme publicado pelo Blog de Jamildo, mais um ofício cobrando esclarecimentos ao Governo do Estado, desta vez, sobre a doação de 8 mil m² do terreno que hoje abriga o Espaço Ciência.

O grupo quer questionar a atual gestão sobre detalhes da transação, a exemplo da contrapartida que o Executivo receberá pela doação de parte do terreno às empresas de tecnologia. Apesar das inúmeras críticas, desde que o projeto veio a público, o governador Paulo Câmara decidiu manter a doação, mas anunciou que haverá uma compensação com parte do terreno pertencente à Olinda do Memorial Arcoverde.

Questionamentos

Durante a entrevista à Globo News, Raquel Lyra citou a criação de um Grupo de Trabalho, presidido pelo ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, para atuar na implantação de “projetos estruturadores” em Pernambuco”.

Logo após o questionamento feito pela equipe de transição, inclusive, o Governo do Estado afirmou que o grupo existia desde 2018, mas que por não ter reuniões previstas, a portaria seria revogada.

Nesta quarta-feira (23), Priscila Krause encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) um pedido de medida cautelar a respeito da contratação emergencial da obra de ampliação do Presídio Frei Damião Bozzano, que integra o Complexo do Curado, localizado na Zona Oeste do Recife.

A equipe de transição da governadora eleita alega que as informações disponibilizadas apontam para a infração do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal por não haver, para o primeiro ano da administração do novo governo, garantia de saldo orçamentário para a execução do serviço.

Em resposta, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informou que a gestão repassou de maneira prévia todas as informações sobre as obras às entidades competentes e que “os recursos para a conclusão da reforma e ampliação de vagas no Complexo do Curado estão garantidos”. Neste caso o Estado “vai cumprir até o dia 31 de dezembro todos os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here