A obesidade é um forte fator de risco para sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) assim como para erosões esofágicas. Esse foi um dos assuntos tratados pela gastrohepatologista Patrícia Luz, no programa Araripina Urgente, dessa quarta-feira (23), na Rádio Arari FM. A especialista o questionamento de Dona Francisca, ouvinte do bairro Cavalete 1.
“A obesidade isoladamente é uma das coisas que pioram mais o refluxo. Se a gente tivesse que escolher entre medicação, alimentos que fazem mal, bebidas em geral, e a questão da obesidade, muitas vezes seria melhor escolher perder peso. Sabemos que o peso está diretamente proporcional a piora do refluxo. Em muitos pacientes, a perda do peso é essencial para restabelecer uma recuperação eficiente”, explicou.
Durante a entrevista a especialista também respondeu questionamentos sobre uso de medicamentos naturais e falou sobre o futuro da medicina no Araripe, com a implantação no início do ano que vem, da cirurgia por vídeo no Hospital Santa Maria de Araripina. Ouça a entrevista na íntegra clicando no play abaixo:
Você pode enviar perguntas e questionamentos para Drª Patrícia Luz, pelo WhatsApp (87) 9 8812-8397. Já os agendamentos de consultas e exames podem ser feitos pelo (87) 9 9160-9409.