A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira, 25, a ampliação do prazo de pagamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil de dois para cinco dias úteis. O pedido de elevação do prazo foi feito pelo banco ao Ministério da Cidadania, que foi favorável a medida, que será formalizada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). No entanto, a Caixa já utiliza a medida para os novos contratos. O banco explica que a extensão é necessária por conta da quantidade de pedidos recebidos pelo banco.
Segundo a Caixa, foram mais de 206 milhões de acessos no Caixa Tem entre 11 e 20 de outubro. Em setembro, foram 25 milhões no mesmo período. Portanto, o banco passa a atender automaticamente uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que pediu a suspensão dos pagamentos no prazo de 24 horas.
A Corte de Contas também pediu explicações sobre possíveis irregularidades na liberação do recurso. De acordo com a nota publicada pela Caixa, os contratos elaborador ontem devem ser avaliados, computados e pagos, no mínimo, dentro de 48 horas e devido a isso não existe uma previsão de quando haverá a “liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, na próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”.
Apesar da informações, os pedidos de empréstimo seguem operando normalmente nos canais de atendimento da Caixa (Caixa Tem, casa lotéricas ou agências bancárias da estatal).