O Instituto Opinião também avaliou as gestões Michel Temer, Paulo Câmara e do prefeito Marcones Libório Sá.
Por Alvinho Patriota / Foto: Divulgação
O candidato do PMDB a prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PMDB), largou na frente na primeira pesquisa do Instituto Opinião encomendada por este blog. Se as eleições fossem hoje, ele seria eleito com 41,1% dos votos. Em segundo lugar aparece o candidato do PSB, Marcelo Sá, com 23,7%, apoiado pelo prefeito Marcones Libório Sá. Márcio Nemédio, do PR, é o terceiro colocado, com 8,3%. Branco e nulos somam 7,1% e indecisos chegam a 19,8%.
Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do disco com todos os nomes dos candidatos, Clebel também lidera com 26,6% das intenções de voto, seguido por Marcelo com 15,7%. Nemédio foi citado por 2% e Dr. Chico por 0,8%. Brancos e nulos somam 5,4%, enquanto os indecisos sobem para 48,8%.
A pesquisa foi a campo entre os dias 15 e 16 deste mês, sendo aplicados 350 questionários nas seguintes localidades: Campinhos, Centro, COHAB, Conceição das Crioulas, Copo de Cristal, Divino Espírito Santo, Granja Aurora, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pau Ferro, Paula, Planalto, Santa Margarida, Umãs e Vasques. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PE-02902/2016.
No quesito rejeição, Marcelo Sá está na dianteira. Dos entrevistados, 25,4% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece Nemédio, com 21,1%. Clebel tem 9,7% do universo pesquisado que não votaria nele de forma alguma. Para 9,4%, todos deveriam ser rejeitados, enquanto 34,4% não rejeitam nenhum dos candidatos a presentados.
Clebel tem suas maiores taxas de indicação de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (52,2%), entre os eleitores com grau de instrução médio (48,3%) e entre os eleitores com renda familiar com apenas um salário (46,1%). Por sexo, a maioria é homem – 49,1% ante 34,1% mulher.
Já Marcelo tem índices maiores entre os eleitores com grau de instrução superior (47,9%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (32,8%) e entre os eleitores na faixa etária entre 45 e 59 anos (32,5%). Por sexo, 25,9% são mulheres e 21,2% homens.
O Instituto Opinião também avaliou as gestões Michel Temer, Paulo Câmara e do prefeito Marcones Libório Sá. Dos três níveis de Governo, o melhor avaliado pelos entrevistados é o municipal. A administração do prefeito é aprovada por 49,4% e desaprovada por 44,4%. O Governo Paulo Câmara tem 40% de aprovação e 39% de desaprovação, enquanto o Governo Temer tem 60% de desaprovação e 20% de aprovação.