Início Notícias Araripina: Pimentel inaugura Paço Municipal Francisco da Rosa Muniz (Chico Cícero)

Araripina: Pimentel inaugura Paço Municipal Francisco da Rosa Muniz (Chico Cícero)

573
Foto: reprodução

O prefeito Raimundo Pimentel, iniciou as comemorações dos 94 anos de emancipação política de Araripina, inaugurando o Paço Municipal “Chico Freire”. De acordo com o gestor araripinense, Foi um momento de muita emoção prestar homenagens a esse grande homem que foi emancipador e primeiro prefeito do município.

“Hoje, Dia da Independêcia do Brasil, também iniciamos as comemorações da emancipação política de Araripina. Com a participação das Lojas Maçônicas, fizemos o hasteamento dos pavilhões ao lado da prefeitura e, em seguida, inauguramos o Paço Municipal Francisco da Rosa Muniz (Chico Cícero). Foi um momento de muita emoção! Tivemos a presença de familiares e amigos que também prestaram homenagens a esse grande homem que foi emancipador e primeiro prefeito do município entre os anos de 1932 e 1934.”, disse Pimentel.

Conheça a biografia de Chico Cícero:

Francisco da Rosa Muniz, conhecido como “Chico Cícero” e “Chiquinho Cícero”, nasceu na cidade de Salgueiro em 12 de fevereiro de 1894. Ele era filho do Coronel Pedro Cícero da Rosa Muniz e Margarida Freire Muniz. Ainda menino, Chico Cícero foi morar em Bodocó, onde começou a frequentar a escola de Manoel Queiroz de Barros. Na sua juventude vivia entre à cidade de Bodocó e Ouricuri, onde se casou com Belmira Granja (Moreninha) da aristocracia ouricuriense. O seu pai, em 1907 mudou-se para a então São Gonçalo, povoado que Chico Cícero visitava com frequência. Em 1917, ano em que entrou em vigor o primeiro Código Civil Brasileiro, Chico Cícero veio morar definitivamente no povoado São Gonçalo. Sua chegada, marcou o desenvolvimento da Vila. Reformou a capela, conseguiu a criação da Paróquia, trouxe o padre Luíz como Vigário residente e, ao lado de Joaquim Modesto (Cel. Antônio Modesto), Joaquim Alexandre Arraes e outros, emancipou São Gonçalo, dando-lhe o nome de Araripina, tendo sido prefeito (1932-1934). Chiquinho Cícero era o sogro de Manoel Ramos de Barros (Seu Né) que também foi prefeito de Araripina. O advogado José Muniz Ramos, filho de “seu Né Ramos”, por conseguinte, Neto de “seu Chiquinho Cícero”, foi governador de Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here