A candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, prometeu reestruturar a rede materno-infantil de Pernambuco e aumentar a oferta de leitos em hospitais do Agreste e Sertão de Pernambuco, com a construção de cinco maternidades. Nesta sexta (2), ela cumpriu agenda de campanha e visitou moradores de Lagoa Queimada, na zona rural de Surubim, no Agreste.
Raquel Lyra conversou com moradores da zona rural, cumprimentou apoiadores e tirou fotos. Ela falou com mulheres sobre o atendimento de saúde no município e criticou a falta de assistência familiar no interior do estado.
“O direito de nascer em Pernambuco não tem sido respeitado. Estou aqui em Lagoa Queimada, uma comunidade na zona rural de Surubim, Agreste Setentrional do nosso estado. Estou na casa de Jane Cleide. É uma mãe grávida do seu quarto filho, paraplégica, que não faz ideia de onde seu filho vai nascer, se na Maternidade de Limoeiro ou se ela vai para o Recife, a 50 ou 100 quilômetros de distância daqui. Essa é a realidade de centenas de mulheres”, disse.
A candidata também lembrou o tempo como prefeita de Caruaru, no Agreste, cargo ao qual renunciou neste ano, para se candidatar ao governo. Disse que construiu a Maternidade Santa Dulce dos Pobres e afirmou que pretende replicar o modelo no estado.
“Vamos acabar com essa história de entrar num táxi, numa ambulância, não saber onde seu bebê ir na sozinha eu fiz em Caruaru e a gente vai fazer em Pernambuco também. O diagnóstico está feito e a gente tem a necessidade da construção de cinco grandes novas maternidades espalhadas ao longo do nosso estado, e uma delas para atender região do Agreste Setentrional do nosso estado”, declarou.