O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que a liberação definitiva do curso de Medicina para 39 municípios deve anunciada até outubro.
Da assessoria do MEC / Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) vão seguir a determinação do Tribunal de Contas da União, que em 11 de agosto último divulgou a sequência no processo do edital nº 6/2014.
Além do ministro Mendonça Filho, participaram da reunião, o secretário da Seres, Maurício Romão, o secretário da Educação Superior do MEC, Paulo Baroni, e vários prefeitos representando 30 das 39 cidades aptas a receber a graduação.
Na audiência desta quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o ministro Mendonça Filho assumiu o compromisso de, até outubro, emitir a análise final do processo ao lado do presidente da República, Michel Temer, com a divulgação oficial da aprovação do curso aos 39 municípios selecionados. Para outubro ficou determinada a assinatura do termo de compromisso com os municípios e instituições que oferecerão o curso.
39 municípios esperam pelo curso de Medicina
Mendonça Filho afirmou que cabe a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (MEC) seguir com os desdobramentos, e já se posicionou: “até setembro vamos divulgar o resultado final e, em outubro, teremos o termo de compromisso assinado”, comprometeu-se.
Em seu último discurso, o ex – ministro Aluizio Mercadante, chancelou a cidade de Araripina, apta a receber uma Faculdade de Medicina.
Desde do início do seu mandato, o prefeito de Araripina Alexandre Arraes, juntamente com a assessora especial do governo de Pernambuco Roberta Arraes, lutam por essa grande conquista, que atenderá todos os municípios do Sertão.
Já foram realizadas várias visitas técnicas na cidade pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), e todas as etapas foram atendidas com total apoio da prefeitura.
Canal de Diálogo
Durante a reunião ficou estabelecido um canal permanente de acompanhamento da execução do edital entre a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC e a FNP.