Levantamento da CNM mostra menos prefeito disputando a reeleição no Brasil.
Do JC Online / Foto: Reprodução
Pernambuco é o estado brasileiro em que mais prefeitos serão candidatos à reeleição Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que apenas 10,94% dos 128 gestores municipais que podem concorrer desistiram da reeleição no Estado. A grande maioria (88,28%) está disposta a disputar mais quatro anos mesmo em meio à crise, mostra a pesquisa. O principal exemplo é o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).
O comportamento dos prefeitos pernambucanos vai de encontro ao identificado no resto do País. Na média nacional, o número de candidatos a reeleição é o menor das últimas três eleições municipais. No País, 23,3% dos políticos desistiu de tentar um novo mandato. Mais de um terço deles alegaram dificuldades de gestão como a justificativa para evitarem as urnas.
No mês passado, o Jornal do Commercio mostrou que a crise econômica deveria interromper o projeto de reeleição de diversos prefeitos pernambucanos; incluindo cidades estratégicas da Região Metropolitana, como Cabo de Santo Agostinho, Goiana e Moreno. A tendência no Brasil já era de alta nessa desistência.
A reeleição, porém, ainda vai ser um desafio. Em 2012, apenas 55% dos 2,7 mil prefeitos que tentaram um novo mandato saíram vitoriosos das urnas. Foi a mais baixa taxa de reeleição de prefeitos desde que o mecanismo foi autorizado no Brasil.