O fotógrafo vai promover uma conversa descontraída sobre opções e vocações profissionais.
Por Jorge Possetti -Vera Cruz Comunicação / Foto: Divulgação
Os calouros da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA que passam a integrar as três Instituições de Ensino Superior FAFOPA, FACIAGRA e FACISA terão a aula de boas vindas no dia 11, quinta-feira, a partir das 19h30 no auditório Charles Luciano. A aula inaugural terá a presença do fotógrafo sertanejo de Ouricuri Lídio Parente que falará a respeito do tema “Um olhar sobre o sertão”.
Lídio estudou fotografia, morou e trabalhou por 30 anos no Rio de Janeiro, onde foi funcionário da Embratur fotografando várias regiões do Brasil, com foco no turismo. É autor do livro “Ser Tão”, publicação que reúne 180 fotografias que mostram o Sertão pernambucano a partir de paisagens naturais, cenas do dia-a-dia de trabalho e brincadeiras, festas, feiras e retratos de sertanejos. A maioria das fotos foi produzida entre 2010 e 2013, mas também há registros preciosos da década de 80, quando Lídio começou a fotografar.
Segundo o jornalista Aurélio Jaques o trabalho de Lídio Parente se diferencia por apresentar um olhar mais realista, menos estereotipado sobre a região e sua gente. “As fotografias, em “Ser Tão” mostram não apenas o lado sofrido com os estragos que a estiagem provoca na vegetação e na face do povo, mas também imagens reais do cotidiano dessa gente com o renascer da esperança, com a chegada do inverno”, afirma.
Será um momento inspirador para receber os novos universitários da AEDA que recentemente ingressaram na Autarquia. O fotógrafo vai promover uma conversa descontraída sobre opções e vocações profissionais.