A equipe médica que realizou a cirurgia foi comandada pelos médicos ortopedistas Dr.Valmir Lacerda Filho e Dr. Adelmo Lage
O Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina vem se consolidando em procedimentos cirúrgicos inéditos. Em junho, a unidade realizou com sucesso a primeira cirurgia de arteriografia dos membros inferiores de uma paciente. Já nessa quinta-feira (07), foi a vez dos médicos ortopedistas Valmir Lacerda Filho e Adelmo Lage, realizarem a primeira cirurgia ortopédica de fratura de colo de fêmur.
“Ontem realizamos a primeira cirurgia ortopédica com o intensificador de imagem no Hospital Santa Maria de uma fratura de colo de fêmur! É uma cirurgia nada invasiva, quase sem sangramento, apenas para entrada dos parafusos canulados, fixados numa paciente de hemodiálise. É um procedimento que nunca foi realizado antes em Araripina”, comemorou Dr. Valmir.
A equipe médica que realizou a cirurgia foi formada pelos ortopedistas Dr. Adelmo Lage e Dr.Valmir Lacerda Filho, o anestesista Dr. José Carlos, o instrumentador Roberto e o técnico de radiologia Robson Almeida.
É bom ressaltar, que o aparelho de intensificador de imagem foi uma doação da Justiça do Trabalho de Araripina, através da juíza Dra. Carla Janaina Lacerda e a procuradora Dra. Ana Carolina.
Cirurgias Minimamente Invasivas: Conceito e Aplicação na Ortopedia
A definição dos procedimentos ou cirurgias minimamente invasivas está relacionada as abordagens que podem ser realizadas através de portas de entrada mínimas no corpo, que sejam capazes de realizar o procedimento de forma plena, com mínima resposta inflamatória.