Início Notícias Governo Bolsonaro inclui Araripina, Exu e outras cidades do Araripe no Mapa...

Governo Bolsonaro inclui Araripina, Exu e outras cidades do Araripe no Mapa do Turismo brasileiro

1002
Foto: reprodução

O Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, divulgou o novo Mapa do Turismo brasileiro – instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. Na lista Exu (PE), no Sertão do Araripe, foi certificado no roteiro do atual Mapa do Turismo.

A secretária de Cultura, Turismo e Desportos de Exu, Isa Apolinário, diz que o processo para chegar ao Mapa de Turismo brasileiro é uma ação de muito trabalho e empenho. “Criamos o Conselho, a lei de patrimônio, regionalizamos o turismo no Araripe, onde houve adesão de Bodocó, Trindade, Araripina e Exu, só seria possível entrar no mapa a partir dessa regionalização, enfim, conseguimos e agora estamos organizando nossos equipamentos para receber o turista de todo o Brasil para conhecer as maravilhas de nossa terra, na Rota do Baião“.

No site da prefeitura consta que Exu é privilegiada pela sua diversidade cultural e abraçada pela exuberante beleza da Chapada do Araripe. A simpática e hospitaleira cidade, com aproximadamente 32 mil habitantes, tem em suas raízes fortes tradições como marcas do legado construído pelo o seu filho mais ilustre, o ‘Rei do Baião’ Luiz Gonzaga.

Em menos de dois meses (entre fevereiro e março de 2022), a plataforma Sismapa recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo. Assim, os 280 municípios que não foram incluídos nesta primeira etapa, ainda podem ajustar procedimentos ou complementar informações e integrar o Mapa do Turismo Brasileiro.

Ao fazer parte do Mapa do Turismo o município pode ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.

Vocação

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. (Blog do Carlos Britto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here