No Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa terça-feira (08), a Prefeitura de Araripina entregou para a população o Laboratório Citopatológico Municipal. O novo equipamento servirá para combater o câncer do colo do útero, o segundo mais incidente na população feminina brasileira.
Para a prevenção e diagnóstico precoce, o método mais utilizado é o teste de Papanicolau, exame citopatológico do colo do útero que se baseia na história natural da doença e no reconhecimento de que ela evolui a partir de lesões precursoras que podem ser detectadas e tratadas adequadamente, impedindo a progressão para o câncer.
Em entrevista nessa quarta-feira (09), na Arari FM, a primeira dama Socorro Pimentel falou sobre a entrega.
“Esse novo equipamento será responsável por salvar muitas vidas em nosso município, pois nossas mulheres terão o resultado do exame em até 30 dias, agilizando assim o início do tratamento com maiores chances de cura. O Laboratório Citopatológico funcionará no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima e terá estrutura completa com uma equipe de profissionais capacitados”, disse a primeira-dama e médica Dra. Socorro Pimentel, que fez a entrega do laboratório representando o prefeito Raimundo Pimentel.
Reunião com agricultoras para comemorar Dia da Mulher
A Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Associativismo, promoveu na manhã desta terça-feira (08) um evento com a participação das mulheres da agricultura familiar em alusão ao Mês da Mulher no município. A programação contou com uma roda de diálogos para falar sobre ‘a saúde da mulher em tempos de pandemia’, ‘a participação das mulheres na agricultura familiar: conquistas e desafios’ e sobre ‘o empreendedorismo das mulheres no Araripe’. O evento também marcou a entrega dos kits de irrigação para os grupos de mulheres agricultoras de Araripina. Estiveram presentes o vice-prefeito, Evilásio Mateus; a primeira-dama, Socorro Pimentel; o secretário de Desenvolvimento Rural e Associativismo, Edésio Medeiros; a gestora do Sebrae – Araripina, Rossana Webster; a secretária de Administração, Luciene Galvão e a representante da ONG Chapada, Valéria Landim.
Assista a entrevista na íntegra que teve também a participação do secretário de Desenvolvimento Rural e Associativismo, Edésio Medeiros: