O atendimento presencial nas agências do INSS, sem necessidade de agendamento prévio, está sendo retomado gradualmente a partir deste mês. É o que determina a Portaria publicada, nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União. Suspenso em 2020 por conta da pandemia, o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final do mesmo ano, mas somente com agendamento prévio.
Com a portaria, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento.
O retorno vai ser feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências. A portaria orienta também que, nos casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.