A primeira deputada federal do Sertão de Pernambuco, é titular na comissão e comemorou a iniciativa.
Fonte/foto: Assessoria parlamentar
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, a criação de uma comissão externa de parlamentares para acompanhar e fiscalizar a apuração do crime de estupro coletivo contra uma jovem, ocorrido no Rio de Janeiro no último dia 21 de maio. A comissão foi proposta por meio de requerimento da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), apoiado pela bancada feminina e assinado por várias lideranças partidárias.
A deputada salgueirense Creuza Pereira (PSB/PE), que é titular na comissão, comemorou a iniciativa. Ela comentou que o objetivo é fiscalizar esse e outros crimes do tipo registrados no Rio e demais estados, no sentido de envolver o poder público e combater a cultura do estupro.
A deputada sertaneja enfatizou a urgência da comissão, que também quer pedir ao Ministério da Educação que seja adotada de forma continuada a discussão de gêneros nas escolas. “A mulher não pode ser culpabilizada pela violência que sofre. Isso é crime hediondo, que tem de ser investigado com a perspectiva de punição. A comissão e os atos de protesto que vem ocorrendo devem trazer respostas para a sociedade, em defesa do empoderamento da mulher e em favor do respeito à condição feminina”, disse a socialista.