Início Notícias Petrolina: Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores...

Petrolina: Avião da Gol faz pouso de emergência após um dos motores parar de funcionar; ouça áudio

1266
Foto: reprodução G1

Trajetória de avião da Gol que pousou em Petrolina após um dos motores parar de funcionar

Por Juliane Peixinho, g1 Petrolina

Um avião da Gol que decolou de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, em São Paulo, precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O Boeing 737-800, registrado com a prefixo PR-GXM, teve a rota modificada após apresentar uma falha em um dos dois motores.

A aeronave decolou na última sexta-feira (31), às 17h07, transportando 182 pessoas. Durante a fase de subida, uma falha no motor direito foi identificada. Cerca de 35 minutos após a decolagem, a aeronave fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

g1 obteve o áudio com a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo (ouça mais abaixo). Nele, é possível escutar um alarme na cabine de comando; alguns segundos depois, o piloto declara: “pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

Essa palavra, repetida três vezes, significa que a tripulação está comunicando ao controlador de tráfego aéreo uma situação de “urgência”. No áudio, o piloto informa que o motor direito apagou e que está voando em monomotor — aviões usados em voos comerciais são preparados para voar em segurança com um único motor em caso de emergência.

O piloto, então, pede para desviar o voo e pousar em Petrolina. E, por medida de precaução, solicita apoio no solo do Corpo de Bombeiros e assistência médica.

Imagem mostra motor que parou de funcionar em avião que fez pouso de emergência em Petrolina (PE) — Foto: Arquivo Pessoal

Imagem mostra motor que parou de funcionar em avião que fez pouso de emergência em Petrolina (PE) — Foto: Arquivo Pessoal

Os danos no motor da aeronave foram visíveis, restando detritos causados pela quebra das lâminas que giram dentro do motor.

g1 procurou a Gol, que não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here