Início Notícias Encerra nesta terça (31), prazo para vacinação contra febre aftosa, em Araripina...

Encerra nesta terça (31), prazo para vacinação contra febre aftosa, em Araripina 90% das vacinas foram vendidas

563
alt

altA partir desta quarta-feira (01), criadores inadiplentes pagarão multas disse o gerente da Adagro, José Ribamar.

Por Roberto Gonçalves / Foto: Divulgação

Encerra nesta terça-feira (31) o prazo para os criadores de bovinos e bubalinos em cidades do Sertão pernambucano vacinarem o seu rebanho contra a febre aftosa. Quem estiver em dia com a vacinação, terá até o dia 15 de junho para declarar a imunização dos animais.

De acordo com o gerente regional da Adagro, José Ribamar, em Araripina o rebanho é de cerca de 21 mil animais. “Até o momento já estão lançados no sistema cerca de 10 mil declarações, mas de venda de vacina já temos um registro de 16 mil doses comercializadas”, disse o gerente regional da Adagro.

A partir do dia 1º de junho, os criadores que não compraram a vacina só poderão comprar a mediante pagamento da multa, que varia de R$ 60 a R$ 1.500 a depender da reincidência. “Para declarar é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina, a quantidade de bovinos ou bubalinos existentes na propriedade e a data de vacinação”, explicou José Ribamar, no programa Araripina Urgente na Rádio Arari FM.

O criador que não cumprir com a obrigação com os animais até esta terça-feira fica inadimplente e impedido de realizar alguns procedimentos, como obter créditos rurais, participar de feiras não apenas com bovinos e bubalinos, mas qualquer caprino, ovino ou suíno que ele tenha na propriedade.

“O criador não poderá transitar com o rebanho para feiras, venda, abate ou qualquer finalidade. Ele também fica impedido de participar de venda de produtos para merenda escolar”, destacou José Ribamar. Pernambuco é desde 2014 reconhecida internacionalmente como área livre da febre aftosa.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here