No total serão mais de 17 mil famílias contempladas pelo programa no município. Valor mínimo é de R$ 400,00; ouça entrevista
O Ministério da Cidadania informou que zerou a fila de espera de 2021 para o Auxílio Brasil, incluindo cerca de 2,7 milhões de famílias na competência de dezembro, que será paga em janeiro — os depósitos começarão a ser feitos daqui a duas semanas, no dia 18. Com a medida, o programa criado para substituir o extinto Bolsa Família alcança mais de 17 milhões de famílias.
Em Araripina serão 2.277 novos beneficiários. No total, serão mais de 17 mil famílias contempladas pelo programa. A informação foi repassada nessa terça-feira (04), na Rádio Arari FM, pelo coordenador do Cadastro Único no município, Rodrigo Simário. Ouça entrevista:
As pessoas que se enquadram nos pré-requisitos para serem inseridas no programa podem verificar se tiveram o cadastro aprovado consultando a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), no site, ou pelo aplicativo Auxílio Brasil, digitando o número do CPF.
Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que “vale lembrar que o Auxílio Brasil, como programa permanente, terá ingresso recorrente de novos beneficiários. O ingresso e a permanência das famílias ocorrem a partir da inscrição no Cadastro Único”.
A competência de novembro, paga em dezembro, já havia inserido novas famílias. Moradora de Araripina, Dona Maria dos Santos, de 30 anos, foi uma dessas novas beneficiárias que receberam a primeira parcela no mês passado. Ela é mãe de três filhos, de 1, 3 e 4 anos.
“Sou dona de casa e cuido das crianças. Meu marido está desempregado desde agosto. Então a situação é muito difícil. Mesmo com o Auxílio Brasil de R$ 400 e bicos que ele faz três vezes por semana na Ceasa, a gente paga a conta do mercado, e o que sobra tenta diminuir uma dívida no açougue, de roupa… Mas nunca fecha a conta” diz.