Ornamentação de ruas, missa e procissão estão movimentanto a cidade neste feriado.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto Araripina
Milhares de católicos vão às ruas de Araripina na tarde desta quinta-feira (26), para celebrar uma das datas religiosas mais importantes, Corpus Christ. A Igreja Católica já preparou uma extensa programação para todo o dia. Ornamentação de ruas, missa e procissão são algumas das atividades que irão movimentar as paróquias do município durante o feriado.
Na manhã desta quinta, os fiéis de diversas paróquias ornamentaram as ruas próximas à Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro, com desenhos diversos de símbolos religiosos e eucarísticos. Às 17h será celebrada no mesmo local a Santa Missa do Senhor.
A maior e mais importante atividade do dia será a procissão, que começará às 18h e percorrerá várias ruas do Centro. Para o Padre Isidoro, Pároco da cidade , os cristãos devem aproveitar a data para fortalecer os laços com a família e amigos, além de manter uma conexão maior com Deus.
História e simbologia
A data de Corpus Crhist, ou Corpo de Cristo, é celebra sempre 60 dias após a Páscoa. A celebração teve origem no século 13, mais precisamente no ano de 1243, em Liège, na Bélgica. A festa cristã surgiu após uma freira ter tido visões de Cristo, que teria lhe demonstrado o desejo de que a Eucaristia fosse celebrada com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano 4, por meio da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja Católica. Na época, ele pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961 com uma pequena procissão.