Reunião ocorrida nesta segunda acordou que os dois órgãos apresentarão proposta ao MDS
Assessoria SARA / (Foto: Divulgação)
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, articula a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Caprinos e Ovinos no Estado, com o apoio da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PE). Durante reunião com o superintendente Elizaldo Sá, ocorrida nesta segunda-feira (23), ficou acordado que os dois órgãos vão apresentar a proposta ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), ainda este mês.
A compra direta de caprinos e ovinos é uma ação estratégica para o governador Paulo Câmara (PSB) e a operacionalização do programa será realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e a Conab.
Os dois órgãos vão realizar desde o cadastramento dos produtores, inspeção dos animais, aquisição, transporte, armazenamento até a doação do produto (carne) em hospitais, creches, asilos, escolas e às famílias que apresentam risco de insegurança alimentar.
“A ovinocaprinocultura é uma tradição no Estado, que possui um rebanho de 4,7 milhões de animais. Temos concentrado esforços em consolidar políticas públicas de fortalecimento das principais cadeias produtivas e com o retorno do PAA Caprinos e Ovinos vamos impulsionar a comercialização desses animais gerando renda para os produtores familiares, além de atender instituições assistenciais”, explicou Mota.