O programa é voltado para alunos do ensino fundamental I e II de quatro municípios entre Pernambuco e Piauí
A Votorantim Energia encerrou o primeiro ciclo do Programa de Educação Ambiental ligado às obras de ampliação e construção dos parques eólicos da empresa. A iniciativa é voltada para crianças do ensino fundamental I e II de escolas municipais do interior pernambucano e piauiense.
Ao todo, quatro instituições dos municípios de Curral Novo do Piauí (PI), Betânia do Piauí (PI), Santa Filomena (PE) e Ouricuri (PE), participaram da ação, que envolveu atividades interativas, com apresentação de slides explicativos e distribuição de cartilhas educativas com a temática do lixo.
O objetivo do programa é criar condições para a participação de diferentes atores sociais no processo de gestão ambiental e no entendimento de seus papéis como agentes e cidadãos para a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva. Além disso, a ação ambiental buscou desenvolver nas crianças, a conscientização e a importância da preservação do meio ambiente.
“A Votorantim Energia possui um forte engajamento em ações educacionais na região. Anualmente realizamos o PVE, que é o Programa Pela Valorização da Educação. Agora estamos com mais esse projeto educacional, que vem trazendo bons resultados. Acreditamos que a melhor maneira de fortalecer o desenvolvimento das regiões onde atuamos é por meio da educação” conta Raquel Leite, coordenadora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia.
O programa de Educação Ambiental contou com o apoio da Geo Brasilis, que preparou todo o cronograma de atividades em conjunto com a Votorantim Energia nesses últimos três meses. A expectativa é de que no mês de dezembro ocorra o segundo ciclo do Programa de Educação Ambiental nas mesmas escolas, quando serão trabalhadas outras temáticas. O intuito é ampliar ainda mais as pautas ambientais entre as crianças.